quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Lista

de alguns livros e filmes que li e vi em 2008. Alguns, porque minha capacidade mnemônica se assemelha à de uma cianofícea em estado de coma.

Livros:
Ortodoxia (G.K. Chesterton)
Ana Karênina (Liev Tolstoi)
Sense & Sensibility (Jane Austen)
Os Buddenbrooks - declínio de uma família (Thomas Mann)
Eugênia Grandet (Honoré de Balzac)
The Importance of Being Earnest & Other Plays (Oscar Wilde)
Journey to the centre of the earth (Julio Verne)
A mulher de 30 anos (Honoré de Balzac)
Novelas Exemplares (Miguel de Cervantes)
O cão dos Baskerville (Arthur Conan Doyle)
Vinte mil léguas sumbarinas (Julio verne)
O sol também se levanta (Ernest Hemingway)
O processo (Franz Kafka) (em andamento)
Right ho, Jeeves (P.G. Wodehouse) (em andamento)

Filmes:
My Fair Lady
Sabrina
Paris: when it sizzles
Roman Holiday
Charade
Funny Face
Breakfast at Tiffany's
The Apartment
Rebecca
The thin man
The Shining
Trois couleurs: Bleu
La double vie de Veronique
Hillary & Jackie
Tous les matins du monde
The Holiday
Sunset Boulevard
Becoming Jane
Sense & Sensibility
Atonement
Sweeney Todd: the demon barber of Fleet street

Não li nenhuma peça de Shakespeare esse ano e ainda faltam muitos filmes da Audrey Hepburn pra poder dizer que vi todos que ela fez, mas foi um bom ano. Comecei a decifrar o Harmonia de Schoenberg - um daquelas obras cujo autor faz parte do título, como "Inferno de Dante" - mas não o coloquei na lista de livros porque apesar de divertido, lê-lo e fazer todos os exercícios corretamente é trabalhoso e requer descanso das ocasionais fritadas de cérebro. Então, das promessas pra 2009 que provavelmente não vou conseguir cumprir, coloco já a primeira:

Terminar o Harmonia. Ok, ir até a metade pelo menos.

Agora, as que cumprirei.

Acordar cedo (não riam, tenho que cumprir),
Voltar a estudar canto,
Estudar um idioma novo. Alemão é o favorito. Italiano vem em seguida.
Estudar um idioma antigo. Latim e Grego são os favoritos (obviedade detected),
Melhorar meu crochê,
Aprender a costurar,
Ter aulas de pintura,
Voltar a dançar, embora o ballet clássico esteja perdido para sempre...
Estudar flauta religiosamente 5 horas por dia,
Ir a todos os cultos e aulas doutrinárias da igreja, inclusive os de quarta-feira (por falar em "religiosamente"),
Passar em certo curso de certa universidade, se não passar nesse ano,
Anotar todos os filmes e livros num caderno, pra não esquecer de nada na próxima lista,
Desenvolver dupla personalidade ortográfica e só usar as regras deles pra escrever coisas que, se escritas de outra maneira, podem ser usadas contra mim no tribunal (ou nos boletins). Resistamos, irmãos!

That's it. E para terminar um post em em forma-sonata, faço a reexposição do tema e digo mais algo que provavelmente não conseguirei fazer:

Arranjar tempo pra cumprir todas as resoluções acima. Dias com cinqüenta horas seriam especialmente bem-vindos. E doses de disposição também, porque sou uma lenta.

Agora gravarei dvds pra ver enquanto saboreio os quitutes de vovó. Adeus, queridos, feliz ano novo!

3 comentários:

Mika disse...

eu anoto todos os filmes que baixo e que assisto 8D~ vc podia fazer uma lista no imdb, nee? a maioria das pessoas acha que é impossível fazer isso, mas tem pra se cadastrar lá :D o chato é que não pode passar de 3 mil filmes... ._. 8D bjo, vär :*

Camila disse...

Eu vou te copiar e fazer uma lista de livros e filmes que eu vi, mas eu tenho até vergonha porque em 2008 eu li super pouco :(
Eu sei costurar, quer que eu te ensine? Vc me ensina a fazer crochê!
E quero voltar a fazer aula de alemão, dai a gente pode conversar! E quero apredner italiano tbm hohoho

adyl disse...

Tb amo Audrey Hepburn.
Bom 2009 prá vc - as espectativas são ótimas...
Bjs

Postar um comentário