quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Laeta Devote

Assisti palestras de um congresso de análise musical focado em música do XX e XXI, hoje (sim, a gripe suína parou de matar as aulas). Uma das palestrantes, professora da unicamp, disse em certo ponto que a música pós-tonal rompeu com a linearidade do pensamento. So true. Só que eu não acho isso uma coisa muito boa.

Mas sempre há a música do século XX (que é o século-limite do meu gosto), e sempre há as discussões mais filosóficas sobre análise - como surgiu, o que abrange, o que afeta. Estou gostando. Espero que cause boas brainstorms nesse cérebro que já está bem descansadinho depois de todas essas férias. Agora é hora de ler Structural functions of music (além dos meus usuais livros de musicologia histórica), agora é hora de pensar em alguma coisa pra fazer pesquisa e mamar nas tetas de algum órgão de fomento no ano que vem.

Mas modernidades à parte, fiquem aí com um canto Córsico retirado de um manuscrito franciscano de 1749, chamado Cantilena del Convento di Niolo. Laeta Devote é o nome e quem interpreta é o Ensemble Organum, nesse CD maravilhoso. Não consegui achar muita coisa na internet sobre canto Córsico - os mais badalados são, além do Romano (claro), o Bizantino e o Moçárabe, embora menos. Lembrar de pedir fontes de pesquisa pro professor de história da música. Hmmm, pesquisa, boa idéia...

3 comentários:

Nicolau disse...

Maravilhoso. Depois, quando você tiver um tempo, me explica direitinho o que é música a-tonal ou pós-tonal que eu nunca entendi.

Beijos

Tanja Krämer disse...

Legal ter ouvido essa música. Eu só conhecia o CD de vista. Valeu! :-)

Agora, uma coisa. Até que as modernidades expandiram bem o repertório. Não só porque músicas novas surgiram. Músicas do arco da velha de repente nos pareceram interessantes.

Rafael disse...

Yep yep. Concordo com a tanja no que tange(trocadilho infame) à ressureição das músicas antigas. Principalmente alguns músicos bons tão brotando por ai e decidem focar em um ou outro compositor mais antigo. O que fico particularmente feliz.

Apesar de que você já conhece meu gosto ahhahaha.

E não curto o Béla bartok (acentue para mim por favor hahaha) E similares......

Postar um comentário