sábado, 9 de janeiro de 2010

Estereótipos musicais

É claro que não acho que a música perdeu seu ar encantador, seu sopro de vida, sua ingenuidade criadora, e também não sou uma recém-convertida, mas daqui (o melhor post que li em tempos), me identifiquei mais com o Antiquário ("Como reconhecer: Festivais de música antiga. Concertos de viola da gamba. Cds de Reinhard Keiser. Unmistakable").

Conheço também vários Modernistas, uma infinidade de Instrumentistas e Cults e mais outra leva de devotos de São J.S. Bach (sentem a ironia em canonizar Bach?), que recitam aquele credo Bachiano todo dia de manhã voltados pra Leipzig. Eita, coisa brega, adaptar o Credo Niceno pra dizer que é fã de algo. Mas Wagnerianos não conheço muitos, graças a Deus, e Mahlerianos são novidade pra mim, nunca conheci um. Acho Operários a pain in the ass, especialmente quando começam a falar de como Maria Callas é a diva eterna e nunca haverá outra melhor. Mas enfim, se gostam de música, leiam - será que tem um estereótipo de blogueiros que gostam de música clássica e acham que todo mundo gosta também? -, e me digam com quem se identificam mais!

2 comentários:

Francisco disse...

você diz estereótipos, hunny?

Os mais tacanhas são os Operários sim; costumam saber muito de fofoca, pouco de música, e se apegam a fetiches daqueles estranhamente parecidos com loucos por guitarristas de metal (ex.: se fulana atinge tal nota em tal ocasião, coisas assim). Os wagnerianos e suas variantes bizarras (incluindo os pseudo-nazi uhauhauhaha) se incluem aí. Sem contar o povo que gosta de ópera porque acha chique! uhauhaha.

Felizmente, há antídoto para os que encaram música como time de futebol e religião, não é?

Gostei do post do link, mas ele poderia ser mais contundente!

Meu nome é Antonio Carlos Ferreira de Sena.

Fernanda disse...

Fran (ou Antonio Carlos), hoje quando estávamos falando dos Operários, lembrei de metaleiro mesmo, mas esqueci de dizer. Semelhanças enormes.

E troquei as palavras feio, eita. Obrigada pela correção!

Postar um comentário